O Diretor da Equipa Williams, James Vowles, declarou que existe uma “diferença colossal” entre o FW47 e o seu predecessor, o FW46, enquanto a equipa baseada em Grove se prepara para uma temporada crítica de Fórmula 1 em 2025.
Após ter dificuldades com um carro pesado e subdesenvolvido em 2024, a Williams trabalhou incansavelmente para garantir que o FW47 entre em pista em plena forma—e, segundo Vowles, as mudanças são significativas.
Um Carro Pronto a Tempo e Dentro do Peso
Uma das maiores melhorias que a Williams fez durante o inverno foi garantir que o FW47 esteja dentro do limite de peso desde o início. Na temporada passada, a equipa passou meses apenas a eliminar peso em excesso antes de poder introduzir verdadeiras melhorias de desempenho.
“Portanto, primeiro de tudo, peso—o carro estará dentro do limite de peso,” confirmou Vowles.
Além disso, a Williams finalmente se libertou da caótica preparação pré-temporada do ano passado. O FW46 foi apressado para o lançamento de 2024 com vários componentes chave por terminar. Em contraste, o FW47 foi totalmente montado às 4 da manhã no dia do lançamento e pronto para a ação em Silverstone apenas algumas horas depois.
“Isso é de ponta,” disse Vowles orgulhosamente. “A maioria das organizações não o deixaria entrar no seu mundo para mostrar isso, mas é uma demonstração de onde viemos e para onde vamos.”
Um Grande Salto em Qualidade & Embalagem
Além de apenas cumprir pesos e prazos, o ajuste e acabamento geral do FW47 é uma atualização significativa. Vowles enfatizou que todas as áreas do carro—desde a aerodinâmica até a suspensão—foram melhoradas.
“A qualidade do ajuste, a qualidade da construção, a qualidade do produto é um enorme passo em frente,” disse Vowles. “E a embalagem é outro enorme passo em frente. Ainda não entrámos na aerodinâmica e no desempenho.”
Embora reconheça que a Williams ainda tem um longo caminho a percorrer, as melhorias na engenharia, processos e pessoal da equipa dão-lhe confiança de que este é o caminho certo a seguir.
Plano de Longo Prazo da Williams: Olhos em 2026 & Além
Vowles tem enfatizado repetidamente que a Williams está a jogar o jogo a longo prazo. A equipa está a lançar as fundamentações para um ressurgimento em grande escala, particularmente com as grandes alterações regulamentares que se aproximam em 2026.
“[Gastámos] os últimos anos, e continuaremos em 2025, apenas a escavar até às fundações e a fazer muitas alterações,” explicou.
Para fazer isso, a Williams tem vindo a expandir a sua força de trabalho, crescendo de 700 funcionários para mais de 1.050—com ainda mais contratações importantes a caminho.
“Temos alguns nomes excelentes que se juntaram a nós, e eles estão ao meu lado agora,” disse Vowles. “Temos pilotos de classe mundial que são líderes, capazes de ajudar e apoiar-me nesta jornada.”
Progresso em 2025: Sinais de um Regresso?
Enquanto o objetivo final da Williams é o sucesso a longo prazo, Vowles acredita que a equipa fará progressos em 2025—potencialmente subindo na grelha mais cedo do que o esperado.
“Vão ver-nos a progredir,” afirmou. “Estamos a desenvolver elementos que entrarão em funcionamento como resultado disso. Temos grandes alterações de infraestrutura este ano.”
Embora um regresso à luta pelo título ainda possa estar a alguns anos de distância, a Williams já não é uma equipa que luta pela sobrevivência. O FW47 representa o primeiro passo numa reconstrução metódica e bem executada—uma que poderá eventualmente devolver à Williams a sua antiga glória.
“Acompanhem o nosso percurso,” provocou Vowles. “Deverá ser um bom ano este ano.”