Max Verstappen acumulou 63 vitórias em Grandes Prémios, quatro campeonatos mundiais consecutivos e solidificou o seu lugar entre os maiores de sempre da F1. Mas, quando questionado sobre escolher as suas vitórias favoritas, o superstar da Red Bull admitiu que não foi uma tarefa fácil.
“Antes de mais, não me lembro de todas elas,” brincou Verstappen durante uma sessão de perguntas e respostas para a Team Redline, a sua equipa de sim-racing.
No entanto, o fenómeno holandês identificou corridas-chave que se destacaram, não apenas pela sua significância, mas também por como se sentiu dominante ao volante.
1. A Corrida Que Começou Tudo – Espanha 2016
A primeira vitória de Verstappen na F1 em Espanha 2016 continua a ser uma das mais emocionantes. O holandês tinha apenas 18 anos, tinha acabado de ser promovido para a Red Bull e tornou-se o vencedor de corrida mais jovem da história após resistir a Kimi Räikkönen numa emocionante chegada.
“A minha primeira vitória em corrida foi muito emocional,” admitiu Verstappen.
Este momento icónico deu início a uma carreira que acabaria por vê-lo dominar o desporto como poucos outros.
2. O Primeiro Campeonato do Mundo – Abu Dhabi 2021
Sem dúvida, o final de temporada de F1 mais dramático de todos os tempos, Verstappen roubou o título a Lewis Hamilton na última volta em Abu Dhabi após um reinício controverso do safety car.
“Vencer o seu primeiro campeonato, este tipo de marcos é incrivelmente importante,” disse ele.
Foi a corrida que mudou tudo, lançando a era Verstappen da F1 e pondo fim à dominância da Mercedes.
3. Quando é ‘Demasiado Fácil’ – Hungria & Áustria
Além de momentos históricos, Verstappen adora corridas onde ele é simplesmente intocável—onde o carro da Red Bull e o seu talento se combinam numa pura dominância.
“Vencer uma corrida por 30 segundos… isso também pode ser realmente agradável,” disse ele, recordando Hungria 2023 e Áustria 2021.
Na Hungria, ele destruiu o pelotão, vencendo Lando Norris por 33 segundos numa das mais dominantes performances do RB19. Na Áustria, ele esteve completamente sem oposição, deixando Lewis Hamilton para trás por mais de 35 segundos.
Quando Verstappen está na zona, o restante do pelotão pode muito bem estar a correr noutra categoria.
4. O Regresso Mais Inesperado – Brasil 2024
Uma das vitórias mais icónicas recentes de Verstappen ocorreu no Grande Prémio de São Paulo 2024, onde ele começou em 17º lugar na grelha em condições molhadas traiçoeiras—e ainda assim encontrou uma forma de vencer.
Na altura, ele estava numa sequência de 10 corridas sem vencer e a frustração estava a aumentar. Mas uma aula magistral em ultrapassagens, juntamente com uma paragem perfeita para bandeira vermelha, fez com que ele avançasse pelo pelotão para reclamar a vitória.
“Isso foi incrivelmente importante naquela fase da temporada,” refletiu Verstappen.
“Mas foi muito stressante na chuva e a vir de trás.”
Pode não ter sido divertido no momento, mas a adrenalina após a bandeira xadrez tornou-se uma das suas vitórias mais satisfatórias.
Mais Vitórias a Caminho? A Busca de Verstappen pela Grandeza
Com 63 vitórias na carreira, Verstappen ocupa a terceira posição na lista de vitórias de todos os tempos, atrás apenas de Michael Schumacher (91) e Lewis Hamilton (105).
Apenas com 27 anos, ele tem muito tempo para reescrever os livros de recordes—e muitas corridas pela frente para adicionar à sua lista de favoritas.
Poderá 2025 proporcionar um momento ainda mais lendário para Verstappen?