A DeepSeek espantou recentemente o mundo com a sua Inteligência Artificial (IA), e agora a Gelly, construtor automóvel chinês, anunciou que concluí a integração entre os seus modelos de inteligência artificial e o modelo R1 da DeepSeek.
![](https://autogear.pt/wp-content/uploads/2025/02/Geely1-1024x800.jpg)
Com este passo, as duas empresas pretendem aprimorar a interação homem-máquina para uma condução inteligente, além de impulsionar a adoção da IA no segmento automóvel, nomeadamente nas novas gerações de viaturas inteligentes de última geração.
Recorde-se que a Geely lançou o seu modelo de IA, Xingrui, a 11 de janeiro afirmando que se trata do “o primeiro grande modelo de IA desenvolvido internamente e aplicado em múltiplos cenários”. A tecnologia inclui três modelos principais: linguagem, multimodal e gêmeo digital
A parceria entre a Geely e a DeepSeek, reflete uma tendência crescente na indústria automóvel chinesa, que visa reforçar a competitividade dos veículos de novas energias com a computação em nuvem e IA. Recorde-se que a Geely já tinha anunciado a sua estratégia “Smart Geely 2025”, que visa acelerar a implementação de tecnologias como interação por voz ponta a ponta, chassi digital com IA e condução autónoma avançada.