A Daytona 500 pode ser a maior corrida da NASCAR, mas este ano, The Clash roubou o espetáculo. O regresso ao Estádio Bowman Gray—apelidado de “A Casa dos Loucos”—após 53 anos de ausência foi um enorme sucesso, atraindo arquibancadas cheias e audiências televisivas em alta.
A Fox reportou incríveis 3,08 milhões de espectadores, mais do que o dobro dos 1,51 milhões do ano anterior quando a corrida foi realizada no Coliseu de Los Angeles. A ação na pista também não desiludiu, com Chase Elliott a segurar Ryan Blaney e Denny Hamlin numa emocionante batalha até à bandeira quadriculada.
Mas aqui está a grande questão: Deve a NASCAR manter The Clash em Bowman Gray, ou foi este apenas um momento mágico único? Dale Earnhardt Jr., um dos maiores defensores do evento, tem sentimentos mistos sobre quanto tempo a NASCAR deve ficar em BGS.
Dale Jr.: “Não Sei Se Isto Deve Ser The Clash na Próxima Década”
Muito antes da NASCAR colocar a caneta no papel para o regresso a Bowman Gray, Dale Earnhardt Jr. já estava a fazer campanha por isso. Mas agora que aconteceu, quanto tempo deve permanecer?
No The Dale Jr. Download, Junior admitiu que, embora adorasse The Clash em Bowman Gray, ele está cauteloso quanto à NASCAR ficar lá tempo demais.
“Espero que voltem no próximo ano, mas não sei se precisam de o fazer três anos seguidos. Não sei se isto precisa de ser ‘The Clash’ na próxima década,” disse ele.
A sua hesitação vem de lições aprendidas com o experimento do Coliseu de LA.
“O Clash no Coliseu achei realmente fixe no primeiro ano. Não gostei tanto no segundo ano e comecei a detestá-lo, não o detestei, mas não gostei no terceiro ano.”
O problema? A novidade desapareceu, e a corrida simplesmente não era grande coisa.
O Problema com Compromissos a Longo Prazo
Segundo Junior, a NASCAR não tem sempre a flexibilidade para se mover todos os anos, mesmo quando os fãs e os pilotos querem que isso aconteça.
“A NASCAR não pode fazer exatamente o que queremos e correr no The Clash uma vez,” explicou ele. “Para a NASCAR conseguir trabalhar com a cidade e tudo isso, o Coliseu, tem de ser este contrato de 2-3 anos. A mesma coisa com o circuito de rua em Chicago.”
Isso significa que Bowman Gray pode já estar garantido para 2025 e além, mesmo que ainda não tenha sido anunciado oficialmente.
“Podemos não saber que já há tinta no papel. Para que isto já siga em frente no próximo ano. E até mesmo no terceiro, quem sabe?”
Assim, enquanto os fãs e os pilotos adoraram o Clash em Bowman Gray, Junior espera que a NASCAR não overstaye a sua recepção como aconteceu em LA.
Porque Bowman Gray Funciona (E Porque o Coliseu Não Funcionou)
Apesar das suas preocupações, Junior ainda acredita que Bowman Gray é uma opção muito melhor para a NASCAR do que o Coliseu alguma vez foi.
1. A pista tem história.
Bowman Gray tem sido um local lendário de corridas de base há décadas—tem sido o lar das corridas de Modified desde 1949 e sempre atraiu um público apaixonado. O Coliseu, em contraste, não tinha identidade NASCAR antes do experimento do Clash.
2. As corridas são melhores.
A configuração do Coliseu era estranha, o que resultou em corridas fracas, como Junior apontou.
“A pista era forçada, o raio das curvas era mau. Não corria bem de todo. Como viram em Bowman Gray, o raio das curvas importa. Apenas um pouco mais de um raio mais largo permite que os carros corram e façam a curva.”
Ele até fez uma crítica ao design de pista enganador do Coliseu:
“Alguém te dá dinheiro e diz-te para construíres uma pista curta na tua cidade natal. Essa não é a f—— configuração que vais construir, pois não?”
E Junior conhece Bowman Gray melhor do que a maioria—ele fez parte de o primeiro teste do carro Next Gen lá em 2021.
A NASCAR vai manter o Clash em Bowman Gray?
Muitos pilotos já expressaram o seu apoio para um regresso a BGS no próximo ano, e com números de audiências massivos a respaldá-lo, a NASCAR tem todas as razões para o manter lá pelo menos mais uma temporada.
Mas quanto tempo é tempo demais? Dale Jr. acredita que ficar por lá tempo demais pode ter consequências negativas, assim como aconteceu em LA.
Por agora, os fãs podem deliciar-se com o sucesso do Clash em Bowman Gray. Mas à medida que a NASCAR olha para o futuro, tem uma decisão crucial a tomar—manter uma fórmula vencedora ou arriscar esgotá-la.