A União Europeia (UE) está a ponderar apoiar a indústria automóvel do Velho Continente, que tem vindo a enfrentar dificuldades nos últimos tempos, através de incentivos à compra de veículos elétricos.
Esta quinta-feira, Teresa Ribera, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, confirmou ao “Financial Times“, que as autoridades europeias estão a “afinar” as particularidades deste programa de incentivos especial.
“Faz sentido ver como é que se pode pensar, numa perspetiva pan-europeia, como facilitar as medidas em vez de recorrer a subsídios nacionais”, afirmou Teresa Ribera, à margem do Fórum Económico Mundial, em Davos.
As palavras da vice-presidente executiva da Comissão Europeia, depois do chanceler alemão Olaf Scholz, ter anunciado na quarta-feira, que a Comissão Europeia estava a equacionar um programa de subsídios que a própria Alemanha tinha proposto.
Recorde-se, que a Alemanha, foi um dos países europeus que no final de 2023 terminou com os incentivos à compra de veículos elétricos, o que contribuiu, juntamente com a forte concorrência chinesa, para as dificuldades do setor automóvel na Europa.