A Skoda anunciou que deu início à produção do novo SUV compacto totalmente elétrico, Elroq, na fábrica de Mladá Boleslav, na Chéquia, local onde são igualmente produzidos o Enyaq e do Octavia.
“O lançamento da produção do novo SUV compacto Elroq na nossa fábrica principal é uma grande conquista para toda a equipa. Partilhando a linha de montagem com seu irmão elétrico, Enyaq, juntamente com a produção dos sistemas de bateria da plataforma MEB, cria sinergias significativas na produção e eficiência de custos, o que, em última análise, beneficia os nossos clientes. Ao produzir este modelo-chave na nossa fábrica principal, estamos a reafirmar o papel estratégico crucial da unidade de produção Mladá Boleslav como o coração da nossa marca.”, disse Andreas Dick, membro do conselho de produção e logística da Skoda Auto.
Recorde-se que o Elroq é um compacto com cerca de 4,50 metros de comprimento e que apresenta com uma frente que se destaca pela nova linguagem de design a que a Skoda chama de Modern Solid.
Tendo por base a plataforma MEB do Grupo VW para veículos elétricos, o Elroq é oferecido na fase de lançamento em três versões, a variante de entrada 50 com uma bateria de 55 kWh e um motor instalado no traseiro de 168 cv, permitindo uma autonomia de até 370 km. A versão 60 está equipada com uma bateria de 63 kWh e oferece 204 cv, anunciando uma autonomia de até 400 km.
Por último, a versão topo de gama é a Elroq 85 que apresenta uma bateria significativamente maior de 82 kWh e 286 cv de potência e que promete oferecer até 560 km de autonomia. Para mais tarde está prevista uma versão Elroq 85x, com dois motores elétricos e tração integral.
Os tempos de carregamento e a tecnologia variam de acordo com o modelo, mas o Elroq suporta carregamento rápido DC de 145 kW, 165 kW e 175 kW. Este último pode permite carregar a bateria de 82 kWh de 10 a 80% em apenas 28 minutos.