Jacques Villeneuve acredita que a mudança de Lewis Hamilton para a Ferrari na temporada de Fórmula 1 de 2025 pode acender um novo capítulo vitorioso para o campeão mundial sete vezes, enfatizando a condição física de Hamilton e a sua fome de sucesso.
Um novo capítulo na Ferrari para Hamilton
Aos 40 anos, Hamilton está prestes a embarcar numa nova jornada com a Ferrari num contrato de vários anos que se estende até, pelo menos, 2026. Villeneuve, o campeão mundial de F1 de 1997, acredita que Hamilton tem a condição física para continuar a competir durante mais uma década, comparando-o a Fernando Alonso, que se mantém competitivo aos 43 anos.
“Fisicamente, não há problema. Ele está super em forma, super forte. Pode continuar por mais 10 anos sem problemas,” disse Villeneuve aos repórteres.
Fome de sucesso
Villeneuve salientou que a longevidade de Hamilton no desporto depende do seu desejo de vencer, particularmente da sua aspiração de garantir um campeonato com a Ferrari.
“Depende se Lewis tem a mesma fome que Alonso. Ele ainda quer mais um campeonato, e quer-o com a Ferrari. Isso deve ser suficiente para mantê-lo motivado,” explicou Villeneuve.
A recente recuperação da Ferrari—aproximando-se de um Campeonato de Construtores em 2024—coloca Hamilton como uma peça-chave na sua busca por um título tão aguardado.
Uma parceria com Leclerc
Villeneuve espera que a parceria de Hamilton com Charles Leclerc seja uma das dinâmicas mais fascinantes na grelha em 2025. A estratégia da Ferrari, disse ele, criará um cenário em que todos saem a ganhar, independentemente da rivalidade interna.
“Há uma grande imagem a acontecer com a Ferrari a impulsionar o Lewis neste momento. Se ele for impulsionado e for incrível, ótimo. Se não, isso irá motivar Leclerc. De qualquer forma, a Ferrari beneficia-se,” comentou Villeneuve.
Ele previu que a experiência e determinação de Hamilton poderiam levar a Ferrari ao seu primeiro campeonato desde 2007.
O cruzamento de Hamilton
Embora a condição física de Hamilton seja inquestionável, Villeneuve destacou os desafios mentais de se manter motivado num desporto tão exigente como a Fórmula 1.
“Se as coisas se tornarem difíceis, ele ficará e lutará como Alonso, ou decidirá que é hora de fazer outra coisa? É disso que tudo depende. Não se trata do seu corpo; trata-se da sua mente e desejo,” disse Villeneuve.
O renascimento da Ferrari: Um fator motivador
A quase vitória da Ferrari em 2024, onde perderam por pouco para a McLaren no Campeonato de Construtores, é um fator motivador para a mudança de Hamilton. O britânico traz uma experiência inigualável e um historial comprovado de extrair o máximo desempenho da sua equipa.
Villeneuve acredita que a seca de campeonatos da Ferrari, que dura há mais de 15 anos, pode terminar com a chegada de Hamilton. “Lewis pode ter uma oportunidade. Ele terminou em grande, e será uma batalha interessante entre ele e Leclerc.”
Uma década de potencial
Enquanto Hamilton se prepara para este novo capítulo, a avaliação de Villeneuve sublinha a notável resiliência física e mental do britânico. Quer Hamilton corra por mais uma década ou decida fazer a transição para fora do desporto, o seu tempo na Ferrari pode definir as etapas finais da sua ilustre carreira.