A norte-americana Aptera aproveitou a presença no CES de Las Vegas, nos EUA, para dar a conhecer uma versão pré-produção, do seu modelo 100% elétrico de três rodas.
Revelado inicialmente em 2021, o modelo agora apresentado é uma evolução, do projeto inicial, que conta com a experiência da Pininfarina, que aperfeiçoou a aerodinâmica do modelo de três rodas no túnel em Turim, em Itália, e que permitiu que o modelo surgisse com um coeficiente aerodinâmico que a Apetra diz ser de referência.
Para além de um design, no mínimo, surpreendente, o Apetra de três rodas apresenta grande parte da carroçaria coberta por painéis solares, o que leva a marca afirmar que a maioria dos condutores poderá aproveitar a utilização diária deste modelo de três rodas sem a necessidade de carregar a bateria.
A marca adianta que basta o modelo estar estacionado para que as placas solares possam gerar eletricidade suficiente para uma autonomia de 64 km. Quanto totalmente carregada, a bateria de e 42 kWh de capacidade permite anunciar uma autonomia de 644 km.
“A Aptera expandiu os limites do que é possível realizar em design e eficiência de veículos. Sempre fizemos da aerodinâmica um componente essencial no design da Pinifarina. Estamos, por isso, entusiasmados por termos apoiado a validação aerodinâmica do Aptera com resultados verdadeiramente únicos.”, disse Giuseppe Bonollo, responsável pela unidade de negócios de mobilidade da Pinifarina, na apresentação do modelo futurista de três rodas em las Vegas.
A Apetra não revelou a data para o arranque da produção do seu modelo 100% elétrico, nem quando vão ter lugar as primeiras entregas. Recorde-se que a marca norte-americana anunciou no final de 2024, que tinha 50 mil pré-encomendas deste modelo de três rodas.