A comemorar os 125 anos a Fiat prepara o lançamento do Grande Panda, o primogênito da nova família inspirada no conhecido modelo da década de 1980, e que será seguido pelo lançamento de um novo veículo todos os anos até 2027.
O Grande Panda é um clone literal do primeiro Panda, o que o torna num novo veículo do segmento B simultaneamente económico e familiar. A Fiat já revelou que os preços de entrada da gama do novo Grande Panda vão começar abaixo dos €25 000 para a versão 100%.
Tendo por base uma plataforma multi-energia Smart Car, da Stellantis, a mesma que é utilizada pelo Citroën C3, o Grande Panda apresenta-se com s 3,99 metros de comprimento – abaixo da média do segmento, que é de 4,06 m, 1,57 metros de altura e 1,76 metros de largura – e pela capacidade bem organizada graças ao seu volume compacto: por exemplo, a bagageira tem 361 litros e a capacidade total dos compartimentos de arrumação situados à frente do passageiro da frente é de 13 litros.
O Grande Panda é o primeiro veículo no mercado a incluir um cabo de carregamento integrado, que funciona em corrente alternada até 7 kW. O cabo em espiral pode ser guardado numa caixa especial colocada sob o capot, o que permite poupar espaço na bagageira. Esta solução distingue-se pelo seu processo simples: depois de abrir a tampa, há que retirar o cabo e ligá-lo à estação de carregamento. Uma vez terminado o carregamento, é fácil voltar a colocá-lo na caixa, graças à sua forma em espiral.
No interior, é feita uma homenagem especial à pista do edifício Lingotto, que inspirou alguns dos elementos dos interiores. Desta forma, o painel de instrumentos de 10’’, bem como a moldura em policarbonato, e o ecrã de 10,25’’ do sistema de infoentretenimento, apresentam um estilo único que remete para a forma da pista de Lingotto, criando um visual distinto.
O espírito italiano do novo Grande Panda é revelado através do seu design dinâmico e em forma de cunha da carroçaria que é gerado pelas suas linhas de perfil pronunciadas.
A frente apresenta um volume compacto com uma nova personalidade distinta. Linhas ortogonais precisas envolvem uma disposição progressiva da malha quadrada que cria um visual forte e elegante, gerando uma pontuação de pixéis desde o centro da grelha superior em preto brilhante até aos faróis.
A presença de uma placa de proteção na parte central inferior do para-choques contribui para enfatizar uma atitude de veículo utilitário, enquanto os faróis, constituídos por cubos opalinos, refletem as janelas das fachadas da fábrica Lingotto. Além disso, a par da assinatura luminosa, as Luzes de Circulação Diurna (DRL) transformam-se em indicadores e iluminam alguns dos cubos que surgem como pixéis horizontais, dispostos num padrão de tabuleiro de xadrez. Já nas laterais, a silhueta do Fiat Grande Panda remete para a força do Panda dos anos 80.
Por seu lado, a traseira apresenta um carácter arrojado beneficiando das proeminentes cavas das rodas, inclinação das janelas, disposição geral do óculo traseiro, e das proteções que conferem ao Fiat Grande uma postura sólida em estrada.
O novo Fiat Grande Panda está equipado com jantes de liga leve de 17’’ com corte diamantado. O X central das jantes apresenta um design estilizado que lembra as geometrias dos anos 80 combinadas com um estilo futurista.
O primeiro modelo da nova família Fiat estará disponível nas versões 100% elétrica e híbrida. Com uma bateria de 44 kWh e um motor elétrico de 83 kW, o Grande Panda elétrico anuncia uma autonomia de mais 320 km no ciclo combinado WLTP.
Já versão híbrida deverá combinar um motor a gasolina de três cilindros de 1,2 litros turbo, com um motor elétrico integrado na caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades, e uma bateria de iões de lítio de 48 volts.
Comments 4