Na semana passada, a AlphaTauri confirmou oficialmente a continuidade de Daniel Ricciardo e de Yuki Tsunoda na sua equipa de Fórmula 1 no próximo ano. Significa isto que só há um lugar em aberto, que é na Williams.
Atualmente, o cockpit em causa é de Logan Sargeant. O rookie está a ter uma temporada de estreia complicada, com alguns incidentes e ainda sem pontuar – o colega Alexander Albon já fez 21 pontos, pelo que aparenta estar aquém do potencial do seu monolugar. Não obstante, a formação de Grove apoia o americano e continua disposta a dar-lhe confiança.
A verdade, porém, é que ainda não foi confirmado para 2024. E pretendentes à última «cadeira» disponível nesta «dança das cadeiras» não faltam. Mick Schumacher, recentemente apontado à Alpine no Mundial de Resistência (WEC) é um deles, e poderia beneficiar das ligações da Mercedes à Williams – é piloto de testes e de reserva dos alemães.
O mesmo se poderia aplicar a Frederik Vesti, que integra as fileiras do programa de jovens da Mercedes e está atualmente na luta pelo título de Fórmula 2. Liam Lawson ficou sem espaço na AlphaTauri apesar de estar a dar boa conta de si e poderia ser cedido à Williams. No entanto, a Red Bull já o garantiu como piloto de reserva.
No ano passado, Felipe Drugovich foi campeão de F2 e teve de se contentar com o cargo de piloto de testes e de reserva da Aston Martin em 2023. A Williams é agora a sua única esperança se quiser entrar na F1 no ano que vem. Théo Pourchaire está associado à Sauber (Alfa Romeo), mas sem espaço para subir à classe máxima com os helvéticos, poderia procurar outras soluções quando está bem encaminhado para o título da F2 na sua terceira época.
As possibilidades para o lugar por confirmar na Williams são, por isso, várias. Ressalvamos que com este artigo não pretendemos especular, e sim listar alguns nomes que poderão ter interesse no cockpit restante na próxima época de F1.
Pelotão da F1 para 2024:
- AlphaTauri/Honda (mudará de nome)
— Daniel Ricciardo
— Yuki Tsunoda - Alpine F1 Team
— Esteban Ocon
— Pierre Gasly - Aston Martin F1 Team/Mercedes
— Fernando Alonso
— Lance Stroll - Haas F1 Team/Ferrari
— Kevin Magnussen
— Nico Hülkenberg - McLaren F1 Team/Mercedes
— Lando Norris
— Oscar Piastri - Mercedes
— George Russell
— Lewis Hamilton - Red Bull Racing
— Max Verstappen
— Sergio Pérez - Williams
— Alexander Albon
— Piloto por anunciar - Sauber (mudará de nome)
— Guanyu Zhou
— Valtteri Bottas