Depois de ter revelado o novo 600e, um utilitário 100% elétrico, que marca a reentrada da casa transalpina no segmento B, a Fiat revelou agora a versão híbrida do icónico modelo, destinada aos poucos países onde a transição para a mobilidade elétrica é mais lenta.
O grupo propulsor híbrido faz uso de um motor de combustão de 3 cilindros e 1,2 litros, capaz de debitar até 100 cv, e a nova transmissão eletrificada de dupla embraiagem de 6 velocidades, que inclui o motor elétrico de 29 cv, o inversor e a unidade central de transmissão.
A bateria de iões de lítio de 48V permite ao novo Fiat 600 híbrido circular com o motor de combustão interna desligado em determinadas situações, modo que é ativado durante a condução em cidade abaixo dos 30 km/h, permitindo uma autonomia elétrica de 1 km
Esta motorização híbrida assegura transições mais rápidas e suaves, nas fases de arranque e de aceleração a baixas rotações, e permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos.
Além disso, esta tecnologia permite a recuperação de energia nas fases de desaceleração do veículo, e em condições normais de condução, o motor foi concebido para otimizar o consumo de combustível e poupar até 15% das emissões de CO2
O novo Fiat 600 híbrido também oferece a função e-creeping, que permite deslocamentos sem pressionar o acelerador, e a capacidade de estacionar em modo 100% elétrico, tanto em marcha à frente como em marcha atrás. O sistema híbrido também recupera energia durante a desaceleração.
Em matéria de dimensões o novo 600 híbrido apresenta com 4,17 metros de comprimento, configuração de 5 portas, capacidade para 5 pessoas e 15 litros de espaços de arrumação interior, a que se junta uma bagageira com 385 litros de capacidade de carga.
Apesar de não ter revelado imagens do interior, a Fiat fez saber que o novo membro da família 600 vai estar disponível em dois níveis de equipamento, a versão 600 Hybrid, a variante de entrada que está equipado com os exclusivos bancos em tecido reciclado com detalhes em branco e um painel frontal do tablier em plástico de base biológica em preto mate.
Já a versão topo de gama é a “La Prima” que oferece uma experiência premium com tecnologia avançada de segurança e assistência, incluindo condução assistida de nível 2.
Ambas as versões contam com um HMI dedicado com uma cor específica para o fluxo de energia Powermeter, patilhas para mudanças manuais de velocidade e o e-Auto OFF para parar a inibição do motor de combustão através do ecrã do rádio.
O novo Fiat 600 híbrido oferece aos seus clientes dois packs de serviços conectados: Connect One e Connect PLUS. Orientado principalmente para as necessidades de segurança, o Connect ONE, de série, oferece serviços de assistência e de chamadas de emergência, mas também informações sobre o estado do veículo.
O pack Connect PLUS foi concebido para tornar a experiência de condução, tanto a bordo como fora do veículo, mais confortável, e para isso Inclui serviços de navegação e funcionalidades para gerir remotamente o veículo através da aplicação Fiat, para monitorizar o estilo de condução e muito mais.
A marca italiana já fez saber que o novo Fiat 600 híbrido vai chegar ao mercado a partir de 2024.