A Peugeot continua sem fazer regressar as siglas GTI e Rallye aos seus novos modelos, no entanto, isso não impediu a Stellantis Motorsport de desenvolver uma nova versão de competição do 208.
Trata-se do 208 Racing que beneficia de um motor turboalimentado atualizado, bem como de uma configuração de chassi mais apurada e elevados padrões de segurança habituais neste tipo de modelos.
Pensado para participar no FR6 Trophy, um novo troféu organizado pela Federação Francesa de Desportos Motorizados que fará parte da Rally Cup francesa a partir do próximo ano, este 208 Racing tem por base o 208 “normal” estando equipado com jantes brancas detalhes em detalhes em verde-lima nas luzes diurnas e uma pintura branca da carroçaria com decorações especificas.
No interior, há um arco de segurança e um sistema automático de extinção de incendio, obrigatórios segundo o regulamento Rally4. Para além disso, o tablier foi otimizado para evitar reflexos e que traz um ecrã multifunções, um “kill switch” e comandos específicos na consola central.
A Stellantis Motorsport revelou ainda que a arquitetura eletrónica específica para competição facilita a recolha e análise de dados da prestação desportiva.
Debaixo do capot, este 208 apresenta uma evolução do motor a gasolina de três cilindros e 1,2 litros turbo da Stellantis, que produz 145 cv de potência, ou seja, mais 45 cv do que o Peugeot 208 de produção, A potência é transmitida ào eixo dianteiro através uma transmissão manual de seis velocidades de relação curta.
O motor funciona exclusivamente com combustível superetanol-E85, que reduz as emissões de CO2 em cerca de 30% em comparação com a gasolina. Os engenheiros da Stellantis Motorsport também ajustaram os sistemas de suspensão e travões usando o feedback de pilotos de corrida profissionais. Por fim, os pneus Michelin Pilot Sport PS5 de série contribuem para reduzir os custos de manutenção.
A Stellatins Motorsport anunciou que o 208 Racing custa €38.900 e que já iniciou o período de encomendas estando previstas as primeiras entregas para fevereiro de 2025.