As duas equipes afiliadas à comunidade de corridas da Fórmula 1 são, sem dúvida, a equipe francesa local Alpine e a icônica equipe Ferrari, que fez um retorno triunfante à mais prestigiosa corrida de resistência do mundo no ano passado, após encerrar seus projetos no Campeonato Mundial de Endurance várias décadas atrás. Agora, eles se estabeleceram como uma presença formidável e estarão totalmente comprometidos em defender seu título de campeões. Vale ressaltar que Antonio Giovinazzi é um testemunho de que, se os pilotos não conseguem se destacar na Fórmula 1, eles ainda têm a oportunidade de brilhar na próspera série WEC.
Para muitos, alcançar a vitória em Le Mans é tão prestigioso quanto vencer um Grande Prêmio, dada a imensa estatura desta estimada corrida de 24 horas. Portanto, Giovinazzi, que lutou para deixar sua marca como piloto de F1, conseguiu forjar uma carreira notável no mundo das corridas de carros esportivos. Se a equipe Ferrari de F1 representa o coração de Maranello, então o projeto Hypercar serve como sua alma. Giovinazzi divide o #51 Ferrari 499P, administrado pela AF Corse, com Alessandro Pier Guidi e James Calado.
A Alpine contará com seu empreendimento no WEC para rejuvenescer sua sorte em declínio e superar a turbulência que enfrentam na Fórmula 1. Uma vitória em seu próprio país forneceria um impulso muito necessário para toda a equipe francesa em dificuldades. Mick Schumacher, ex-piloto da Haas que se tornou reserva da Mercedes na F1, ganhará experiência valiosa ao volante do #36 Alpine A424, ao lado dos companheiros de equipe Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere.
Em uma reviravolta surpreendente, Jenson Button competiu na corrida de Le Mans 24 do ano passado em um veículo da NASCAR! No entanto, este ano ele será significativamente mais rápido, pois enfrenta o desafio no #38 Hertz Team Jota Porsche, que ele dividirá com Oliver Rasmussen e Phil Hanson. O Campeão Mundial de F1 de 2009 tem uma oportunidade favorável de adicionar o prestigioso título de “Vencedor de Le Mans” ao seu currículo ilustre.
Além dos pilotos mencionados acima, aqui está um vislumbre do que outros ex-pilotos de Fórmula 1 estarão fazendo em Le Mans neste fim de semana.